terça-feira, 23 de março de 2010

"Somos chamados à eternidade", recorda Papa aos jovens

Bento XVI lembrou aos jovens um elemento essencial para a elaboração do projeto de vida."
Somos chamados à eternidade. Deus nos criou para estar com Ele, para sempre. Isso vos ajudará a dar sentido pleno às vossas escolhas e a agregar qualidade à vossa existência".
O direcionamento faz parte da mensagem que o Pontífice escreveu por ocasião da Jornada Mundial da Juventude deste ano, que será celebrada nas dioceses de todo o mundo no Domingo de Ramos, 28 de março.
O Papa retomou o tema proposto por João Paulo II na primeira edição do evento (1985) - "Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?" (Mc 10, 17).A partir desse relato evangélico - conhecido como a parábola do jovem rico -, Bento XVI destacou a grande atenção de Jesus pelos jovens e suas expetativas e esperanças, bem como o "grande desejo" do Senhor em dialogar pessoalmente com cada um."
De fato, o cristianismo não é primariamente uma moral, mas experiência de Jesus Cristo [...]. Neste amor se encontra a fonte de toda a vida cristã e a razão fundamental da evangelização: se temos verdadeiramente encontrado Jesus, não podemos deixar de testemunhá-lo àqueles que ainda não encontraram o seu olhar!"
O Santo Padre incentivou os jovens a não perder a coragem e não renunciar a seus sonhos. "Ao contrário, cultiveis no coração o grande desejo de fraternidade, justiça e paz.
O futuro está nas mãos de quem sabe procurar e encontrar razões fortes de vida e de esperança".

Projeto de vida

O Papa defendeu que os jovens de hoje também se colocam frente à pergunta "O que devo fazer?", diante de escolhas fundamentais que interrogam o sentido da existência.
Tais questionamentos não merecem respostas superficiais, pois ajudarão a atender as expectativas de vida e felicidade, garante o Papa."
Não tenhais medo de afrontar essas questões! [...] Para descobrir o projeto de vida que pode fazer-vos plenamente feliz, colocai-vos em escuta a Deus, que tem o seu plano de amor por cada um de vós. Tenhais certeza de que Ele vos responderá. Não tenhais medo de sua resposta!", exclamou.

Vocação e vida eterna

Vem e segue-me é o convite de Jesus ao jovem rico. A esse respeito, o Santo Padre ressaltou que a vocação cristã é proposta de amor que somente pode se realizar através de uma resposta de amor. "A tristeza do jovem rico do Evangelho é aquela que nasce no coração de cada um quando não se tem a coragem de seguir a Cristo, de fazer a escolha certa. Mas nunca é tarde demais para responder-Lhe!"
O Pontífice pediu que os jovens permaneceçam atentos para perceber se o Senhor lhes convida a uma entrega radical da vida, seja como padres ou na vida religiosa e consagrada. "Ele [Jesus] sabe doar profunda alegria àqueles que respondem com coragem!", disse Bento XVI.
Aos que sentem a vocação para o matrimônio, o Papa instou "a acolhê-la com fé, empenhando-se em colocar uma base sólida para viver um amor grande, fiel e aberto ao dom da vida, que é riqueza e graça para a sociedade e para a Igreja".
Sobre o significado da vida eterna, o Santo Padre explicou que as palavras de Jesus "indicam uma proposta exaltante de felicidade sem fim, da alegria de ser preenchido pelo amor divino para sempre".
O Papa defendeu que a ação de se interrogar sobre o futuro definitivo da vida ajuda a dar sentido pleno à existência, com base em horizontes mais amplos, "que ajudam a não absolutizar a realidade terrena, sentindo que Deus nos prepara um perspectiva mais ampla".
MandamentosDe acordo com Bento XVI, Jesus recorda ao jovem rico que os dez mandamentos são condições necessárias para alcançar a vida eterna porque educam o homem para a verdadeira liberdade. "Escutá-los e colocá-los em prática não significa se alienar, mas encontrar o caminho da liberdade e do amor autêntico, porque os mandamentos não limitam a felicidade, mas indicam como encontrá-la".
Por fim, o Santo Padre convidou os jovens a conhecer a vida dos santos e a se empenharem na construção da civilização do amor. "Se seguirdes a sua palavra, também a vossa estrada se iluminará e vos conduzirá a metas elevadas, que dão alegria e sentido pleno à vida", concluiu.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=275776



Nenhum comentário: