segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"YOUCAT"


"Convido-vos: estudai o catecismo! Esse é o meu desejo, de coração. [...] Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leiai-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo sobre a vossa fé!"
Papa Bento XVI aos jovens.


Este convite do Papa está no prefácio do YOUCAT, que é abreviatura de Youth Catechism , que quer dizer Catecismo Jovem. Esta versão do Catecismo da igreja Católica foi pensado nos jovens e adolescentes.Trata-se de um livro com a explicação contemporânea da fé católica, preparado na Alemanha e prefaciado por Bento XVI.

Este catecismo contém perguntas e respostas, comentários, ilustrações e imagens, sumário de conceitos-chave, citações bíblicas e de santos e grandes mestres da fé católica. Estruturada da seguinte maneira:
- No que os católicos creem (doutrina)
- Como os católicos celebram os mistérios da fé (sacramentos)
- Como os católicos vivem (vida moral)
- Como eles rezam (oração e espiritualidade).
O livro tem 300 páginas e foi lançado em sete idiomas. A obra faz parte do kit peregrino, que será entregue a todos os participantes da JMJ. O kit também contém um Evangelho, o Livro do Peregrino (para seguir as cerimônias), o Guia da JMJ (com o programa, a agenda cultural, etc.), a camiseta da JMJ, um chapéu, um leque e um rosário.

A Finalidade do Youcat é levar os jovens a aprofundar o conhecimento de sua fé.
A edição portuguesa do YOUCAT, disponivel pela Paulus editora já conta com mais de vinte mil exemplares vendidos.

É a nossa igreja investindo na qualidade da formação dos Jovens, que afinal de
contas são o futuro da igreja católica, por isso merecem toda atenção e zelo.

Vamos nos formar, vale a pena ser mais Igreja!!!

Abraços

Camila J.

Nenhum comentário: