terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ser Missionário Hoje



Ser missionário/a significa decidir-se radicalmente pelo Reino de Deus em prol da promoção humana, na defesa inviolável da vida. A missionariedade não é privilégio de certas pessoas e constitui o cerne da vida cristã: “Anunciar o Evangelho é uma necessidade que se me impõe” (I Cor 9, 16). Pelo batismo, nos tornamos membros de Cristo e por isso participantes de sua missão sacerdotal, profética e régia(...)

Ser missionário/a não significa necessariamente percorrer grandes distâncias, ir a outros continentes, mas sim fazer a mais difícil de todas as viagens, àquela que nos leva ao encontro do outro, com suas limitações e fragilidades. É ter o dinamismo do Êxodo: sair do próprio mundo (cultura, religião comodidade, etc.) para ir ao encontro daqueles que nada possuem, que não podem, que não conhecem... Isso supõe uma mística especial que consiste em morrer um pouco para si mesmo para dar-se à causa do Reino. É um projeto de vida total.

Como consequência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser Igreja.

Nenhum comentário: